Banner juvino publicidade

Economia

Economia 15/08/2018 10:37 Fonte: Da Assessoria para o Planeta Folha

Norma para etiquetagem de calçados é publicada

Está em vigor a norma que padroniza a etiquetagem de composição de calçados. A partir de agora, os mais de 900 milhões de pares produzidos no Brasil deverão conter uma etiqueta com informações como nome da marca, composição (materiais predominantes) e país de origem. A norma, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é fruto de estudos realizados por meio do Comitê Brasileiro de Couro, Calçados e Artefatos de Couro (CB-11), com apoio do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Trata-se de um marco importante para o setor de couros e especialmente para o consumidor, como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello. “Ganha-se em transparência com a publicação da norma. Saber claramente, de forma objetiva e simples, se o calçado que está sendo adquirido é feito em couro ou em material sintético, é importante e esclarecedor na hora da compra”, afirma Bello.

O consultor da Abicalçados Igor Hoelscher destaca que a etiquetagem facilitará a fiscalização e diminuirá as chances de pirataria, promovendo a concorrência leal. Ele ressalta que a orientação é de que as empresas adotem a etiquetagem imediatamente, para evitar possíveis autuações do Procon, em vista do Código de Defesa do Consumidor.


Veja também sobre Calçados Etiquetas
Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo