Anigif  3

Economia

Dicas 15/09/2017 13:19 Fonte: www.compareemcasa.com.br

Entenda como diferenciar crédito pessoal e empréstimo consignado

Pelo menos uma vez na vida, muitas pessoas precisam de um dinheiro extra, seja para um imprevisto, um momento difícil ou para adquirir um bem. No entanto, a modalidade da transação gera muitas dúvidas, principalmente quando se compara crédito pessoal e empréstimo consignado.

O que mais se pergunta em relação a ambos é qual deles apresenta mais vantagens, como taxa menor de juros e menor burocracia.

Ter uma quantia de dinheiro provinda de empréstimo é um recurso muito procurado por muita gente.

No entanto, não há uma opção para ser considerada a melhor, descartando de vez a outra. Tudo vai depender das necessidades e possibilidades do solicitante.

Vale ressaltar que crédito pessoal e empréstimo consignado são coisas diferentes e ter conhecimento disso já é um passo importante para escolher a opção mais vantajosa para seu caso. 

Saiba diferenciar crédito pessoal e empréstimo consignado a partir de agora.

Crédito pessoal 

Essa variedade de empréstimo é a mais oferecida por bancos e instituições financeiras. Normalmente, após a aprovação, a quantia é depositada na conta ou sacada em caixa, sendo debitada posteriormente em parcelas, cuja quantidade varia de acordo com a negociação. 

Para solicitar um empréstimo pessoal, a maneira mais confiável é procurar o banco no qual você tem conta. Em seguida, é só prestar atenção aos prazos, valores e taxas oferecidos pelo gerente, pois isso é fundamental para se conseguir algo que realmente valha a pena. 

Como cada instituição tem a sua política de taxa de juros e concessão de valores, bem como exigências para aprovação do crédito, o crédito pessoal não é uma transação uniforme. Por isso, se você é cliente de mais de um banco, é interessante saber as propostas de cada um deles. Você nota a diferença já nesta etapa.

Dessa maneira, você consegue escolher a alternativa mais viável para o que precisa naquele momento.

Um jeito rápido de saber a proposta mais benéfica é verificar o CET (Custo Efetivo Total) de cada uma delas. Os próprios bancos e instituições têm esse número, que, quanto menor for, menos taxas são incluídas.

O valor do crédito varia de acordo com a instituição e depende principalmente de sua renda.

Geralmente, os requisitos exigidos pelos cedentes são ausência de restrição no nome, uma taxa menor do que 30% da renda comprometida com outras prestações e documentos recentes e atualizados. Isso inclui também comprovantes de residência. 

Algumas instituições financeiras concedem crédito para pessoas negativadas, mas com algumas condições. A principal delas é um cheque de terceiro como garantia e, nesse caso, essa pessoa, que será fiadora, deve estar com o nome limpo. 

Conheça mais a seguir sobre o empréstimo consignado. Assim, você terá mais informações para escolher a variedade que mais se adequa às suas possibilidades.

Empréstimo consignado

Crédito pessoal e empréstimo consignado têm semelhanças e diferenças entre si. Deve-se levar em conta alguns fatores antes de escolher uma opção.

O crédito é bem semelhante ao empréstimo pessoal: na conta bancária. No entanto, essa modalidade é mais restritiva, pois é concedida apenas para pessoas que trabalham com carteira assinada, além de aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos.

Os funcionários de empresa privada, entretanto, podem ter o pedido negado se a companhia não for conveniada com um banco que ofereça empréstimo consignado. 

Por outro lado, não é preciso ter conta no banco para o qual o valor será pleiteado. O pedido pode ser aprovado mesmo se você não for correntista. 

O principal é o modo pelo qual o pagamento da dívida é realizado. As parcelas são debitadas diretamente do salário ou da aposentadoria, antes mesmo de o valor ser creditado. 

Assim, não há possibilidades de adiar a parcela, a não ser que você renegocie a dívida ou contrate um segundo empréstimo para quitar o anterior, com parcelas de menor valor e prazos que se estendam um pouco mais. 

Por essa razão, os bancos, como têm mais garantias de receber a quantia emprestada, cobram juros menores dos praticados no empréstimo pessoal. Também por isso você tem chances de conseguir crédito mesmo com restrição no nome. 

Quando se fala em mais chances, significa que mesmo com todos os fatores contando a favor, como uma renda fixa e o débito em folha de pagamento, o pedido pode ser negado. Mesmo que na maioria das vezes não haja uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito, o banco traça um histórico dos seus pagamentos, verificando se não há pendências. 

Assim como no crédito pessoal, o empréstimo consignado tem seu valor determinado, em primeiro lugar, pela renda do solicitante. As parcelas não podem ultrapassar 30% do salário ou aposentadoria. 

Para solicitar um empréstimo consignado, o processo é o mesmo do crédito pessoal: dirigir-se a um banco ou instituição financeira credora. Os funcionários de empresas privadas devem consultar o departamento de Recursos Humanos para verificar se há um convênio firmado entre a corporação e algum banco que ofereça essa modalidade de empréstimo. 

Ambos os casos têm juros bem menores do que o cheque especial e o cartão de crédito, por exemplo. Logo, ambos os empréstimos podem ser considerados caso você esteja com esse tipo de dívidas. 

Seja qual for o tipo de empréstimo escolhido, tudo deve ser feito com bastante planejamento. Para isso, o ideal é ter em mente a importância de se ter esse dinheiro e o que se pretende comprar com ele. Dessa forma, você pode analisar se vale a pena contar com esse recurso para apressar a aquisição de um produto ou serviço. 

Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário. Afinal, cada pessoa tem objetivos, histórias de vida e rotinas diferentes. Logo, é preciso estar confiante para tomar uma decisão importante e que, de certa forma, terá impacto em seu futuro. Tenha segurança em escolher o mais adequado para você. 

Fonte: www.compareemcasa.com.br


Veja também sobre Dicas Economia Empréstimos
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo