Curiosidades

Utilidade Publica 21/08/2017 13:30 Fonte: Band - Rádio Bandeirantes

Fios elétricos de baixa qualidade são vendidos e causam risco à vida

Órgão fiscalizador disse que 55% dos produtos coletados apresentam inconformidades

A origem de problemas em aparelhos eletrônicos e até de incêndios em casa pode estar dentro das paredes. Especialistas alertam que fios elétricos de baixa qualidade estão sendo vendidos, causando riscos aos consumidores.

Segundo a Qualifio, associação que reúne 20 das 106 marcas presentes no comércio, 59 das empresas fiscalizadas este ano tinham produtos irregulares. Entre janeiro e julho, a entidade coletou quase 800 amostras no mercado, e 55% apresentaram inconformidades.

O secretário executivo da Qualifio, Maurício Sant'ana, alerta que muitos fabricantes colocam menos cobre nos fios para baixar custos.

Em abril, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) fez uma operação para retirar das lojas os produtos indicados pelo Inmetro. O órgão apreendeu fios e cabos de nove marcas em 15 estabelecimentos do estado, três deles na Grande São Paulo.

Principal problema

A gestora do Centro de Fiscalização da Conformidade de Produtos do Ipem, Marta Malvestiti, diz que o principal problema é a resistência acima da adequada. Além de prejudicar o consumidor, as marcas irregulares também afetam empresas que estão em dia com as exigências de qualidade.

O gerente de Engenharia de Produto da SIL, Nelson Volyk, avalia que muitas certificadoras credenciadas pelo Inmetro não são confiáveis.

Em nota, o Inmetro declarou que tem recebido denúncias sobre fabricantes com o selo de qualidade, mas sem os requisitos definidos no esquema de certificação. Segundo o instituto, as certificadoras estão sendo notificadas para apresentar as medidas que estão sendo tomadas em relação às inconformidades dos produtos.

O Inmetro acrescenta que estuda aplicar ações de acompanhamento mais eficientes para identificar e coibir esta prática.

A lista de empresas que tiveram produtos apreendidos em abril está disponível no site do Ipem. Já na página do Inmetro é possível verificar com o número de registro se um item possui certificação.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo