Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 19/06/2018 21:22 Fonte: Planeta Folha - Dr. Ronan Almeida de Araújo

Tchau Brasil - Por Dr. Ronan Almeida de Araújo

Seis em cada dez jovens brasileiros gostavam de viver fora do país e Portugal surge como o segundo destino mais desejado, depois dos EUA. Esta disponibilidade para emigrar dos jovens entre os 16 e os 24 anos (maior do que a média da população adulta que é de 43%) é o principal resultado de um estudo de opinião efetuado pelo instituto de sondagens Datafolha.

Portugal ser o segundo destino mais indicado pelos jovens (8% contra 14% dos EUA) é uma boa notícia, pois uma imigração jovem - e no caso uma grande parte com curso superior - pode ajudar a diminuir os problemas da redução de população. Dois fatores levam os jovens brasileiros em mudar do Brasil: crise econômica e violência.

Os países escolhidos pelos jovens brasileiros (EUA e Portugal) são porque o prime iro atrai pelo fato de dar uma oportunidade de emprego. Já o segundo, é porque oferece condições de viver um país sem violência, pois Portugal foi escolhido o menos violento do mundo. Outro dado da pesquisa é assustador para o nós brasileiros: se os jovens pudessem escolher mudar do país, em questão de segundos perderíamos 70 milhões de jovens que optaram em morar nos EUA e Portugal. Quando jovem, também tinha planos de mudar do Brasil. Hoje penso diferente: a idade não me permite fazer planos de dar um tchau Brasil.

Desde pequeno, escuto falar que o nosso país é do futuro, maravilhoso, sem “guerra civil”, sem terremoto, povo acolhedor, vibrante, alegre, sorridente, divertido, simpático, entre outros predicados. Porém, nos últimos anos a palavra que mais ouvimos é corrupção. No ano passado, foi escolhida a palavra mais dita entre os brasileiros.

Talvez se um dia pudéssemos mudá-la para anticorrupção quem sabem essa quantidade de jovens que deseja cair fora do país não fosse tão alta e poderíamos aproveitá-los para construir melhor para as futuras gerações. Nós, um pouco mais velho, parece que veremos prosperar no Brasil uma geração de políticos igual a países de primeiro mundo, onde a corrupção é quase zero, como na Dinamarca, Austrália, Suíça, Portugal, entre muitos países europeus que são model o de respeito ao direito público, à coisa pública, ao erário, à sociedade que ainda acredita que um dia o Brasil vai melhorar, porém estamos perdendo a confiança nos homens públicos ao ponto de todos os dias a prisão de corruptos virou uma espécie de novela mexicana, não acaba nunca.

Essa situação de quase desespero do brasileiro em mudar do país tem outro motivo além da corrupção que virou uma metástase: trata-se da violência urbano, diferentemente do foi aventado acima de que o Brasil não vive uma guerra civil. A guerra urbana é avassaladora: mata algo de 65 mil pessoas por ano.

A criminalidade está se expandindo a todos os Estados da nação, fazendo com que as pessoas vivem reclusas no seu próprio lar com receio de sair até mesmo para comprar um quilo de arroz para fazer o almoço porque s e deixar a casa sozinha os meliantes levam tudo deixando apenas uma cartinha: “da próxima vez providencie o jantar para nós”.

Sair à noite nem pensar, principalmente em cidades maiores. Matam por causa de um aparelho celular para trocá-lo por dez paranguinhas de droga para saciar a vontade de se drogar para transformar o dependente em corajoso, apto a fazer qualquer besteira, até mesmo matar para manter o vício sempre e destruindo famílias de inocentes brasileiros. 

Jornalista Ronan Almeida de Araújo (DRT-RO 431-98)


Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo