Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 13/06/2018 21:23 Fonte: Planeta Folha - Dr. Ronan Almeida de Araújo

Tribunal de Contas precisa mudar sua ortografia

Quem acompanha as publicações diárias do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia deve estar perguntando: até quando a corte vai continuar disponibilizando suas decisões aos interessados com um jeito equivocado de escrever as palavras.

Há em todas as redações de principais jornais e revistas do Brasil Manuel de redação ortográfica que os jornalistas precisam estar sempre afinados para escrever de forma correta no sentido de que os leitores possam ter maior clareza do que é publicado.

As publicações do TCE/RO são arcaicas, muitos erros da língua portuguesa e inúmeros nomes de prefeituras e câmaras de vereadores trocados. “Acredito que seja o de sempre: contra “c e contra v” que rotineiramente é utilizado, causando confusão aos mais interessados, que são os agentes públicos e políticos. Há enorme exagero na transcrição de palavras maiúsculas sem nenhuma necessidade, como: Determinar; Intimar; Acórdão; Pleno, entre tantas palavras que não carecem de utilizar a inicial desta forma. Há, também, muitas informações repetidas, prejudicando uma leitura resumida de atos praticados pela corte, inclusive esta palavra se escreve com letra “c” minúscula. Há precisa escrever assim: “A Corte notificou o...”.

Outras palavras escritas com excesso de erro são as que seguem: Prefeito, Vereador, Parlamento, Administração, etc. Não está correto escrever assim. O correto é: “O prefeito do município de......”. Não precisa colocar tanta letra em maiúsculo. Cansa no momento da leitura. Em razão disso, acredito que está no momento certo de a corte rondoniense iniciar um processo de mudança no seu manual de publicação para se adequar a realidade ortográfica brasileira. Quase todos os tribunais estão preocupados com essa situação. O melhor manual de redação é do jornal Folha de S.Paulo, o diário que tem o jornalismo mais completo no país. Aqui é apenas uma dica. Porém, continuarei da ler as publicações da corte mesmo com tanto erro de português e o mais importante é que elas (decisões) sejam disponibilizadas à comunidade com mais acessibilidade, outra dificuldade que muitos encontram para tomar conhecimento de alguma decisão, causando, inclusive aborrecimento às pessoas que querem conhecer o que foi decidido sobre o prefeito de sua cidade, do verea dor, do deputado, de uma empresa envolvida em atos ilícitos, etc.

Facilitar a leitura dos processos é outra reivindicação que fazemos para melhorar o atendimento da corte objetivando sua transparência a seus atos.

Jornalista Ronan Almeida de Araújo (DRT/RO 431/98)


Veja também sobre Politica
Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo