Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 13/06/2018 12:28 Fonte: Planeta Folha - Professor Polini

A primeira Copa do Mundo - por Prof. Polini

Amanhã (14), terá início a 21ª Copa do mundo de futebol, mais vocês sabem quando foi a 1ª edição? A primeira Copa do Mundo ocorreu em 1930 e foi sediada pelo Uruguai, país ícone do futebol na época. Bastante diferente dos moldes atuais da Copa do Mundo, que conta com 32 participantes, participaram desse primeiro torneio apenas 13 seleções: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Romênia.

Curiosamente, quando a Federação Internacional de Futebol – FIFA – estabeleceu o Uruguai como sede da competição e firmou a data limite para inscrição das seleções, apenas haviam inscritos do continente americano. Apenas quatro países europeus decidiram participar e, mesmo assim, cadastrando-se após o período delimitado e com a FIFA se responsabilizando pelo custeio das equipes europeias. Repito curiosamente porque a Copa do Mundo se tornou a competição que todas as seleções, do mundo todo, ambicionam participar. E, para isso, atualmente há um processo seletivo bastante rigoroso para a escolha dos países que serão representados.

Outra curiosidade comparativa: enquanto a Copa da África, em 2010, utilizou 10 estádios para viabilizar o campeonato, a primeira edição uruguaia respondeu às expectativas com apenas 3 estádios, todos em Montevidéu, capital do Uruguai.

Os 13 times foram divididos em quatro grupos, de modo que o primeiro grupo continha quatro equipes e os outros três grupos tinham três seleções participantes. Segue a descrição dos grupos:

Grupo 1: Argentina, Chile, França e México;

Grupo 2: Brasil, Bolívia e Iugoslávia;

Grupo 3: Uruguai, Peru e Romênia;

Grupo 4: Estados Unidos, Paraguai e Bélgica.

Conseguiram o primeiro lugar, em seus grupos, na primeira fase do campeonato, os times: Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos.

Os jogos de semifinais ocorreram entre Argentina e Estados Unidos, jogo que a Argentina ganhou de 6 a 1. A segunda partida da semifinal, entre Iugoslávia e Uruguai, repetiu o mesmo placar: 6 a 1, com vitória para o Uruguai.

O jogo da final fez enfrentar o Uruguai e a Argentina. O Uruguai venceu o adversário com o placar de 4 a 2.

Prof. Polini


Loading...
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo