Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 28/04/2018 15:37 Fonte: Planeta Folha - Prof. Polini️

Como mentir com Estatísticas! - Por Prof. Polini

Pois é. O "desserviço" de dizer que as Ciências Humanas diminuem o rendimento dos estudantes em outros componentes curriculares (falo logo a Língua Portuguesa e a Matemática) mostra bem a incongruência cognitiva, psicomotora e tecnicista que se estabeleceu no Brasil. Nenhum componente/disciplina é superior ou melhor que o outro(a). Existem intercâmbio em todos. A lógica matemática é tratada também com o pensamento filosófico (ou será que não?) . As palavras tornam-se números, tornam-se livros, tornam-se história, contam a vida da sociedade. (Ou será que não?)

Tratar as disciplinas que são completas e complexas e tratar o homem com um ser incompleto. Sempre. O homem, ao aprender, deve discernir, não só decorar. Deve interpretar, não só recitar. Deve abstrair, não só ler palavras, mas viajar com elas.

Aqueles que pensam que calando a voz interior formará um cidadão obediente, engana-se. Um exemplo, a Educação Física, tão “amada”, não é apenas jogar e trabalhar os músculos, e sim, dar noção de espaço, lateralidade é trabalhar a psicomotricidade, saúde. Em artes, leva não somente a pintar brinquedos e papéis. Ela desperta a sensibilidade do homem. Poxa, em História não é apenas o decorar de nomes, datas e fatos, é a compreensão do que eles compõem seu mundo. A sociologia não é apenas o olhar a sociedade. É o entendimento da pluralidade sem perder a individualidade. A filosofia não são apenas as ideias loucas de filósofos que foram elitistas do seu tempo. É a compreensão lógica do seu estar no mundo. Isso é matematicamente comprovado. Nenhuma disciplina é menor que outra. Todas formam o homem. Humanas e Exatas, não existem. Existe a formação humana e nela estão presentes Humanas, Exatas e Biológicas. Juntas e completas. Sem elas o homem não vê o todo. Não tem noção do seu espaço. Não tem crítica, não tem medos, e também não tem acertos. De fato aplica -se: “Men sana in corpore sano”. Um homem total só se completa se sabe onde é mais forte e só é mais forte quando sabe seus defeitos, e isso só se consegue vendo o todo.

Só lamento o homem que surgirá deste combalido sistema que já se provou errado há 40 anos atrás...Vocês podem calar livros, vozes. Porém o pensamento não.

Por: Prof. Polini


Veja também sobre Coluna do Polini
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo