Banner juvino publicidade

Artigos

Politica 09/04/2018 12:26 Fonte: Planeta Folha - Dr. Ronan Almeida de Araújo

Espero que o novo governador seja igual quando foi deputado por dois mandatos irrepreensíveis

Durante dois anos, tive o prazer de ser o assessor de Daniel Pereira quando exerceu o primeiro mandato como deputado do PT. Daniel me conheceu quando morava na cidade de Ji-Paraná onde cursava direito na ULBRA e militava na pastoral da comunicação da Igreja Católica servindo a Diocese comandada por Dom Antônio, hoje residindo em Porto Velho, o bispo do estilo de Dom Helder Câmara, verdadeiros pastores a serviço do reino. Minha missão na igreja era poder difundir a criação de várias rádios comunitárias no Estado de Rondônia, iniciando por Ji-Paraná, onde funciona até hoje, graças a uma liminar que obtive na Justiça Federal em Porto Velho. Depois viajei a várias paróquias da Diocese de Ji-Paraná propagando a ideia de usar aquele novo veículo de comunicação oriundo da lei 9.612/98, uma luta pela sua criação devido à forte corrente contrária dos grandes empresários ligados à imprensa como um todo. Deu certo o projeto e as rádios hoje funcionam prestando relevantes serviços à população para divulgar a caminhada do povo.

Em 1999, mudei para Porto Velho onde comecei minha atividade profissional na Assembleia Legislativa atuando como assessor de imprensa do gabinete de Daniel Pereira, ex-deputado petista, que era o Lula de Rondônia, um intransigente defensor de uma educação de excelência para a população deste Estado. Daniel é oriundo de Cerejeiras, onde militou como professor da rede pública. Foi ali que teve os seus primeiros contatos com o Partido dos Trabalhadores. Devido ao seu crescimento político resolveu mudar para Porto Velho, mas nunca desgrudava de sua cidade de origem onde tem muitos simpatizantes, amigos e eleitores, que os conduziram para um segundo mandato. Porém, o tempo foi passando e Daniel começou a ter atrito com a direção do Sintero, que resolveu lançar Nereu, de Alta Floresta, que se elegeu deputado, o que levou o parlamentar de Cerejeiras a se desligar do PT e ingressar no PSB, onde se encontra até hoje. Seu padrinho no segundo partido é Mauro Nazif, que naquela época os melhores parlamentares quando atuavam na Assembleia LegislatIVA. Os dois promoviam grandes embates contra ex-governadores, puxando greve dos professores em parceria com a diretoria do Sintero, transformando esta entidade a mais guerreira de Rondônia. Essa última greve é uma prova desta narrativa, talvez a mais organizada até hoje, com participação expressiva de professores que antes jamais se envolveram com paralisações, o que representa que a mobilização e a conscientização da categoria estão se fortalecendo dia-a-dia. 

Parece que foi proposital Daniel ser urgindo ao cargo de governador exatamente quando a greve se encerrou porque seria uma incógnita o novo mandatário iniciar seu trabalho à frente da chefia do poder executivo enfrentando uma greve da qual ajudou tanto em tempos passados. Mas não é porque o movimento dos professores teve fim que o atual governador ficará de costa para a luta do professor por uma educação que seja de boa qualidade. O tempo é pouco como governador porque seu mandato se encerrará no dia 31 de dezembro de 2018, porém como “é raposa velha na política", certamente aproveitará a oportunidade para se lançar candidato a governador no momento oportuno, com apoio do PDT, de outros partidos de esquerda, com possibilidade de atrair até o PT, de onde aprendeu as primeiras lições partidárias das quais a educação é a principal. Daniel estará “do outro lado do balcão”. Será vitrine. Como vice, não teve a oportunidade de governar, mas não deixou Confúcio sozinho na condução da governabilidade, um fato que deixará marca para sempre até porque o vice, na grande maioria, trabalha para que o titular do cargo se desgaste para assumir seu lugar, ou muitas vezes manda até matar para ser o ordenador de despesa ou gestor principal do poder executivo ou do legislativo. 

Espero que Daniel seja como governador sem perder sua identidade com o movimento sindical, primeiramente com o Sintero e depois no SINDSEF, duas entidades muito fortes que ajudam os seus filiados a terem conquistas tanto salarial quanto melhoria de trabalho. O vice do Daniel também será candidato. Seu nome é Maurão de Carvalho, do MDB, um parlamentar que não tem muita tradição nos hostes do primeiro partido de esquerda criado após o fim do regime militar. Haverá outros candidatos a governador. Será uma campanha acirrada, mas com muita ausência do eleitorado em tornar o pleito mais acirrado porque a apatia aos políticos hoje é tão grande que poucos são aqueles que desejam discutir sobre o papel de um governante numa nação estraçalha com escândalos de corrupção que virou uma metástase, se espalhando a todas as regiões do Brasil, contaminando a classe política que deixou de usar suas prerrogativas para se envolver em malversação do patrimônio público, desviando-se de finalidade comportamental na construção de ideais que poderiam tirar a nação desse marasmo que vem se tornado uma mesmice sem tamanho, ou seja, distante da política do bem, uma ferramenta que precisamos para viabilizar o país igual, talvez, daqui a uns 260 anos, uma Noruega, Dinamarca, Suíça, Islândia, etc. Boa sorte Daniel e que faça a conclusão do mandato sendo a mesma pessoa de sempre: íntegro, correto e guerreiro.

Texto: Ronan Almeida de Araújo é proprietário do site Giro Central e jornalista registrado no Ministério do Trabalho sob o número 431/98/RO.


Veja também sobre POlitica
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo