Banner juvino publicidade

Artigos

Dicas 28/02/2018 19:46 Fonte: Planeta Folha - por Dr. Ronan Almeida de Araújo

A palavra correta é frauda ou fralda?

Os leitores deste site são bastante observadores e não perdoam quando a gente escreve uma palavra errada, principalmente o título da matéria. Ontem escrevi uma matéria relacionada à aquisição de frauda/fralda por parte da Prefeitura de São Miguel do Guaporé que vai gastar algo em torno de R$ 120 (cento e vinte mil reais) para atender à Secretaria de Saúde do município. Algumas pessoas mandaram mensagem para a redação informando que a palavra frauda é com “L”. Outras disseram que é com “U”. Para confirmar a maneira correta, fui buscar no “livro dos burros” (Google) se a palavra frauda/fralda é com “U” ou com “L”. Veja aí a resposta: Fralda ou frauda. As palavras fralda e frauda existem na língua portuguesa e estão corretas. Fralda é a palavra mais utilizada, indicando, principalmente, uma peça usada em bebês e idosos para a absorção das fezes e urina: fralda infantil, fralda geriátrica, fralda descartável, fralda de pano, fralda noturna.

Na matéria sobre frauda/flalda, escrevi com “U”. Após receber uma mensagem de um leitor me "corrigindo", mudei o título e escrevi com “L”, como está agora no site. Após a “correção”, algumas pessoas ligaram novamente para dizer que a palavra fralda com “L” está errada. Não vou mudar. Vai ficar como está. Essa crítica que fazem quando escrevemos de forma errada é extremamente salutar. Buscar a perfeição na maneira correta de escrever as palavras é necessária. Não gostamos quando escrevemos de forma errada. Este site é diferente dos demais. É como se fosse um laboratório. Sempre à disposição dos leitores para criticarem e darem opinião sobre nossa linha de raciocínio e editorial do cotidiano, com destaque especial à área da administração pública, focando sobre contas públicas. Para nós, são contas que devem ser abertas.

Voltando à fala sobre como escrever corretamente, vocês já perceberam que não damos espaços para matérias voltadas à violência, crimes de toda natureza, moda, receita, esporte, coisas que são amplamente divulgadas nas redes sociais e há milhares de sites que já fazem matérias sobre estes assuntos. Porém, nosso campo de atuação está relacionado a buscar informações sobre o que as prefeituras e câmaras de vereadores, particularmente da Zona da Mata e do Vale do Guaporé, estão fazendo com o dinheiro do contribuinte em ações sociais voltadas de modo particular às pessoas que mais necessitam da intervenção do poder público. Temos nossas fontes e não somos obrigados a informá-las, pois a legislação protege a atuação do profissional da área jornalística a fazer matérias as quais devem manter sigilo total, quando o caso requer confidencialidade.

Precisamos da ajuda de vocês. Não financeira. Mas de fatos positivos e negativos que ocorrem em sua cidade. Mandem fotos pelo celular e façam áudio relatando a situação  de seu bairro e de sua cidade para divulgarmos e nos comprometemos a manter o anonimato dos colaboradores porque não vendemos notícias. Divulgamos-as para lutar pela qualidade de vida de nossa gente. Não temos contrato com o ente público. Muitas matérias nossas levam “porrada” todos os dias quando abordamos algo que vá contra interesse de pessoa pública. Não manifestamos opinião sobre casos particulares. Sabemos distinguir perfeitamente a diferença que há entre o público e o privado. Não rebatemos matérias publicadas por outros sites que são pagas com o dinheiro público sobre o que escrevemos. Mantemos nosso respeito e ética profissional com os outros veículos de comunicação. Olho por olho para nós é só bíblico porque não comungamos com a ideia de retrucar àqueles que discordam do nosso trabalho.

Texto: Ronan Almeida de Araújo é proprietário do site Giro Central e jornalista registrado no Ministério do Trabalho sob o número 431/98/RO.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo