Banner juvino publicidade

Artigos

Politica 10/02/2018 14:07 Fonte: Planeta Folha - por Dr. Ronan Almeida de Araújo

Saúde pública em Costa Marques está na UTI

Quase 14 meses à frente do poder executivo municipal, o prefeito Mirandão ainda não resolveu o problema mais grave da população que é a saúde pública. As reclamações dos moradores vão desde a falta de medicamentos básicos à interdição do centro-cirúrgico ocorrida em 2013, bem com o não funcionamento do raio-x, que força o morador a procurar atendimento no Hospital Regional de São Francisco. Devido às dificuldades financeiras das pessoas pobres do município que não têm condições de procurar hospitais particulares, a prefeitura tem oferecido pouco em se tratando de melhorar o sistema de saúde. Muitas promessas e poucas realizações concretas por parte da administração para diminuir o sofrimento de tanta gente que precisa de atendimento urgente, porém não consegue um tratamento de boa qualidade no hospital da cidade. Como falta quase tudo se tratando de medicamentos na unidade mista, os moradores não têm dinheiro para comprar medicamento nas farmácias locais. Diante desse quadro assombroso, o que se vê hoje é que a saúde pública no município encontra-se na UTI, ou seja, igual à administração anterior e os moradores nem sabem quem é a secretária municipal de Saúde, de onde ela veio, mas trata-se de uma pessoa oriunda de outro município, que não conhece a realidade dos moradores em se tratando de fazer as mudanças necessárias que trazer soluções que tirem o pesadelo das pessoas desassistidas que não sabem mais o que fazer para ter uma saúde pública que diminua a penitência dos pobres de Costa Marques que não aguentam mais o descaso por parte do prefeito que em campanha eleitoral diz que a saúde no município teria prioridade total da administração pública em resolver os graves problemas relacionados ao sistema público de Costa Marques. Porém, até agora só promessas mentirosas do prefeito que é vice-líder em gastança do dinheiro público em diárias entre os 52 municípios de Rondônia. 

Foram anunciadas tantas emendas para a saúde de Costa Marques que o povo não confia mais em promessas do prefeito Mirandão e de deputados que só aparecem no município atrás de voto. No início do ano passado, o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, que veio à Costa Marques acompanhado de vários assessores prometendo uma reforma geral no hospital, alegando que a unidade mista da cidade é uma construção antiga e a equipe do secretário ficou de elaborar um projeto para melhorar a estrutura do hospital. As palavras do secretário ficaram apenas em discurso demagogo e mentiroso, igual do prefeito porque até agora a reforma não saiu do papel e o atendimento à saúde virou um caos e caso de polícia. Como forma de pressão ao abandono à saúde pública em Costa Marques por culpa exclusivamente do prefeito mentiroso Mirandão, daqui pra frente as pessoas que procuram o hospital de Costa Marques e não conseguem medicamento, precisam se dirigir até a Delegacia Local e registrar ocorrência policial contra o prefeito e a secretária de saúde por omissão de socorro, ou seja, qualquer negligência por parte dos dois gestores, estes deverão ser responsabilizados civil e criminalmente para que aprendem a respeitar o direito do cidadão, principalmente quem mais sofre de problemas graves e não encontram resposta concreta da atual administração que finge em governar para uma população que perdeu total confiança ao chefe do poder executivo municipal. 

A população precisa continuar cobrando e protestando para que a saúde pública do município melhore. Caso contrário, a municipalidade não conseguirá reverter o caos que se estabeleceu no sistema diante da inércia da administração que mais promete do que realiza ações positivas que tragam esperança aos pobres e marginalizados de Costa Marques, evitando esse sofrimento por não conseguir medicamento e atendimento melhor no hospital local, apesar do esforço de todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde que têm feito um trabalho de excelência em favor da população que implora por mais mais respeito aos seus direitos como cidadão. Quando Mirandão tomou posse em 01.01.2017, disse que em poucos meses de trabalho conseguiria acabar com a interdição do centro cirúrgico e que o raio-x funcionaria para que os pacientes não necessitassem de viajar para outros municípios à procura de assistência em casos urgentes. Ocorre que, passados mais de 13 meses como prefeito, nenhuma das promessas foi cumprida e se o prefeito mentiroso usasse o dinheiro que gastou em diárias, daria para comprar pelos menos a mesa do médico anestesista que falta para colocar um fim na interdição do centro-cirúrgico. Como o prefeito prefere gastar dinheiro do contribuinte com diárias, a saúde da população fica em segundo plano, aumentando mais ainda o sofrimento daqueles que não têm dinheiro para fazer tratamento em hospitais particulares. Em suma, até agora, na área da saúde, é só mentira, enganação e enrolação por parte do prefeito, excluindo os servidores que recebem um salário de miséria e fazem de tudo para confortar o povo que não tem atendimento melhor na área da saúde do município. Vamos ver se este ano o prefeito gastador em diárias resolve dar mais atenção à saúde e pare de engabelar a população falando que está fazendo muito pelo município para melhorar o sistema de saúde em Costa Marques. Felizmente o povo não leva a sério as palavras do prefeito em melhorar a saúde em favor da sociedade porque "mentira tem perna curta". 

Texto: Ronan Almeida de Araújo é proprietário do site Giro Central e jornalista registrado no Ministério do Trabalho sob o número 431/98/RO.


Veja também sobre Politica Costa Marques
Loading...
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo