Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 07/02/2018 17:22 Fonte: Planeta Folha - por Prof. POLINI

A educação proporcionando transformações - por Prof. Polini

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela tem uma frase que, a meu ver, define muito bem a importância da educação como ferramenta de transformação social. Conforme Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Essa mudança citada pelo ex-presidente sul-africano, está relacionada à capacidade de as pessoas pensarem, interpretarem e assim serem capazes de provocar grandes transformações pessoais e até sociais.

Algumas nações têm seus esforços e incentivos fiscais voltados à educação, colocando sempre em prática políticas educacionais contínuas, para que, mesmo que se mudem os governantes, o compromisso inicial permaneça e assegure que o sistema educacional fique intacto. Os países que aderem a esta prática há muito tempo passaram a selecionar melhor seus professores, reformularam leis educacionais e ampliaram o tempo de permanência dos estudantes em sala de aula.

Tudo isso visando à melhoria do ensino, à melhor capacitação profissional e à diminuição do índice de delitos causados por adolescentes fora de sala de aula.

Considerando que bons profissionais devem ter sempre uma base educacional fortalecida, nações como os Estados Unidos, China, Finlândia entre outros vinculam a profissão à educação.  Isso porque se quiser governar um país, ser atleta da seleção olímpica ou mesmo um chef de cozinha, sua educação sempre estará atrelada à instituição que cursou e, certamente, será motivo de orgulho e propaganda dela. Se o Brasil adotasse esse tipo de política educacional contínua, teríamos candidatos a cargos políticos mais preparados, cidadãos mais bem-informados e, consequentemente, teríamos menor índice de marginalização no país.

Considerada a sétima preocupação do brasileiro, a educação não é prioridade para alguns governantes e ainda engatinha sem a certeza que um dia irá caminhar. Nossa população hoje, mesmo com a internet, ainda se encontra desinformada e, sendo assim, fácil de manipular em qualquer momento.

É sabido que o conhecimento é a única coisa que ninguém consegue tirar de você após o processo de aprendizado.

E já que alguns governos não o fazem, por que pessoas influentes e com possibilidade não seguem o exemplo que citarei da apresentadora norte americana Oprah Winfrey, que criou uma escola na África para moças? 

Senhores leitores, a educação é a saída para mudar o cenário político e econômico que lamentavelmente estamos vivenciando em nosso país, basta ter conhecimento, comprometimento, disposição e investimentos na área. 

Finalizo parabenizando todos os nobres educadores, pois mesmo a educação não sendo prioritária para alguns “nobres legisladores e executores”, com uma defasagem salarial fazem às vezes o impossível para que de fato a Educação venha proporcionar significativas transformações.

Por: Prof. POLINI

Geógrafo e Historiador

Professor da Rede Estadual de Educação.


Veja também sobre Artigos
Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo