Artigos

Artigos 24/01/2018 17:42 Fonte: Planeta Folha - por Prof. POLINI

103 anos de Porto Velho - por Prof. Polini

Hoje é Aniversário de Instalação de Porto Velho, que está completando 103 anos. Parabéns aos que moram, que trabalham, que escreveram sua História nesta cidade.

#Historiando

A cidade de Porto Velho surgiu na margem direita do Rio Madeira, durante a construção da monumental Estrada de Ferro Madeira Mamoré (1907/1912). Antes porém, houve duas tentativas de se construir uma ferrovia ultrapassando o trecho “encachoeirado” do Rio Madeira.

A primeira tentativa foi em 1872 sob o comando do Coronel Churc não foi muito bem sucedida, assim como a segunda em 1878, quando Coronal Churc contratou a construtora P & T Collins. Essas duas tentativas tinham como ponto de partida a pequena Vila de Santo Antonio, o único povoado da região, pertencente ao Estado do Mato Grosso.

O norte americano Percival Farquar, responsável pela construção da EFMM após o Tratado de Petrópolis, mudou o início das obras para um novo local, devido dificuldades de ancorar grandes embarcações em Santo Antonio. Farquar define que o ponto de partida seria no antigo “Porto Velho dos Militares”, uma referencia ao ponto de apoio utilizado pelo Exército Brasileiro da Guarda Imperial durante a Guerra do Paraguai (1864/1870). Esse antigo porto, a sete quilômetros de Santo Antonio, ficava em terras pertencentes ao Estado do Amazonas. Por essa razão, a cidade ganhou o nome de Porto Velho.

Porto Velho foi elevado a categoria de município do Estado do Amazonas através da Lei 757 de 02 de outubro de 1914, sancionada pelo governador do Estado do Amazonas, Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa. O município foi instalado no dia 24 de Janeiro de 1915.


Veja também sobre Porto Velho Artigos
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9992-49411

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo