Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 10/01/2018 12:35 Fonte: Planeta Folha - por Dr. Ronan Almeida de Araújo

Dr. Valdir e Lilian: um casal idealista, exemplar e apaixonado por Costa Marques

A primeira vez que tive a oportunidade de conhecer o casal Dr. Valdir e Lilian foi exatamente em 2009, no Hospital Regional de São Francisco do Guaporé. Lembro-me que era no sábado, pela manhã, onde conversei com os dois no quarto onde ficam hospedados os médicos que trabalham no hospital. Naquela oportunidade, a Lilian estava com uma sacola de roupas e sapatos que ela vendia para os amigos dela do próprio hospital e para outras pessoas, mostrando assim que sempre foi uma mulher guerreira e lutadora. Porém, o motivo que me levou até me encontrar com o Dr. Valdir foi o fato que tinha conhecimento que ele havia sido nomeado por muitos anos como médico ad doc pela Delegacia de Polícia, Promotoria, Fórum e Ação Social, para fazer laudos periciais de pacientes que sofreram algum tipo de violência. Isso porque cada laudo valia em torno de R$ 200 reais e o Estado de Rondônia nunca pagou aos médicos para fazerem esse procedimento e o convenci de ingressar com ações da Justiça do Trabalho em São Miguel do Guaporé onde tivemos êxito em dezenas de processos que o ajudaram na economia do lar e principalmente para compensar como excelente médico que sempre foi, é e sempre será no serviço público e também no setor privado.

ATENÇÃO: Acompanhe mais noticias EXCLUSIVAS, curtindo nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI. 

Daí em diante, após minha atuação como advogado em favor do Dr. Valdir, ficamos amigos e de sua esposa, onde por algumas vezes tivemos a oportunidade de ficar uns finais de semana em seu lindo sítio na beira do Rio Guaporé, próximo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. No dia 12 de outubro de 2013 ocorreu um acidente com a minha família na ponte do Rio Preto, na divisa dos municípios São Miguel do Guaporé e Seringueiras, quando íamos passar uma final de semana no sítio do Dr. Valdir, mas felizmente não houve nada de grave e graças a Deus estamos vivos e fortes para curtir por muitos anos as belezas do Rio Guaporé e suas reservas encantadoras. 

Meu escritório de advocacia fica ao lado da clínica do Dr. Valdir e o que me levou a escolher o local foi basicamente morar próximo desse casal que sempre admirei e sempre será motivo de orgulho de minha família e sermos amigos deles. Muitos não sabem mas o Dr. Valdir mora em Costa Marques por opção, isto é, por ser um homem extremamente apaixonado por este município, pois por várias vezes pude comprovar como trabalha fora do expediente ajudando pessoas pobres, carentes e simples da cidade que não têm dinheiro para pagar um médico particular. Para mim, é o médico dos pobres, dos desassistidos e dos marginalizados dessa sociedade tão desigual em que vivemos: uns têm muito; outros têm praticamente nada. Mesmo sem dinheiro, o Dr. Valdir nunca deixou de atender uma pessoa pobre, mesmo de madrugada, pois para ele a saúde não pode esperar e o atendimento precisa ser imediato para evitar um mal maior àquela pessoa desesperada para viver. A vida não tem preço e trabalhar em favor dos pobres é como São Francisco de Assis, que era filha de grande empresário de tinta na Itália: abandou tudo para trabalhar para os pobres, inclusive deu suas próprias roupas do corpo para um mendigo e miserável que precisava ser amparado. O Dr. Valdir é São Francisco de Assis de Costa Marques, um homem simples, desapegado das coisas materiais e idealista. 

Com todos esses predicados, o Dr. Valdir poderia a qualquer tempo postular uma cadeira de vereador, prefeito, deputado, etc, e certamente seria eleito só com os votos dos moradores do município de Costa Marques. Mas sua opção não é a política e sim a medicina onde milita com ética, profissionalismo e brilhantismo. O fato que me surpreendeu foi o seu engajamento na campanha de Mirandão na campanha de 2016. Acompanhou-o o tempo todo em todas as linhas do município e foi com certeza o que levou a vitória de Mirandão como prefeito de Costa Marques, com uma diferença sobre sua concorrente de em torno de 500 votos. Hoje o Dr. Valdir atua no Hospital Regional de São Francisco e não sei se trabalha no hospital de Costa Marques, mas seria de suma importância que houvesse sua transferência para ficar trabalhando apenas em Costa Marques, pois o município está carente de bons profissionais e Dr. Valdir é aquele médico que chamamos de “pau pra toda obra”, um guerreiro, um lutador e vencedor. 

Texto: Ronan Almeida de Araújo é proprietário do site Giro Central e jornalista registrado no Ministério do Trabalho sob o número 431/98/RO.


Veja também sobre Artigos Costa Marques
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo