Anigif  3

Artigos

Artigos 24/10/2017 01:00 Fonte: Planeta Folha - por Prof. POLINI

Prova Brasil - Por Prof. Polini

Estudantes das Redes Estadual, Municipal e Particular (desde que estas instituições tenham efetuado a inscrição no processo), matriculados nas turmas 5º, 9º e 3º anos, iniciaram a “Prova Brasil”, que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).

Teve início nesta segunda (23), e estará sendo aplicada até o dia (03) de novembro. Esta avaliação é aplicada a cada dois anos, os chamados anos com o final ÍMPAR, com o objetivo de avaliar e diagnosticar o aprendizado dos estudantes.

Nos testes aplicados, os estudantes são avaliados em dois componentes curriculares: Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática (resolução de problemas). Eles também estarão respondendo um questionário socioeconômico, onde irão informar sobre fatores que podem estar associados ao seu desempenho escolar. Os professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários para que as equipes responsáveis pela aplicação da prova possam coletar dados demográficos, traçando o perfil profissional e as condições de trabalho. Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2018.

Como Educador e também Pai, peço aos Senhores responsáveis em especial aos de nosso município que incentivem vossos filhos(as), em relação da importância da participação deles na Prova.  Pois o não comparecimento de 80% de uma turma anula os resultados, prejudicando a nota do Ideb, e consequentemente os objetivos não serão atingidos e quem perde é a Educação.

Vivemos em uma sociedade globalizada, é muito importante que os estudantes passem por avaliações desta magnitude, visto que são instrumentos de gestão extremamente necessários para a melhoria da qualidade de ensino. “Essa avaliação é uma forma de diminuir as diferenças regionais existentes no Brasil, aproximando os currículos, considerando que cada estado possui sua própria organização curricular”.

Finalizo desejando boa sorte aos participantes, parabenizando os nobres professores, e a todos os membros de cada escola, que juntos não mediram esforços em proporcionar significativas ações para atingir um aprendizado com eficiência, lembrando que este resultado irá possibilitar que os gestores, coordenadores e professores a tomarem decisões sóbrias e direcionamentos norteadores para ações  de efetividade na aprendizagem haja vista, que o resultado destas avaliações contribuirá decisivamente para o alinhamento das eventuais políticas pedagógicas.

Prof. POLINI

Licenciado em Geografia e História

Especializado em Gestão e Educação Ambiental

Professor da Rede Estadual de Ensino  RO.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo