Banner juvino publicidade

Artigos

Artigos 30/09/2017 08:57 Fonte: Planeta Folha - Escrito por Prof. Carlos Alberto

Um passeio pelos Lençóis Maranhenses - por Prof. Carlos Alberto

Já fui a São Luiz algumas vezes e conheço algumas paragens do Maranhão. Porém, o melhor desse Estado maravilhoso,  somente nesta visita a São Luiz,  especificamente para a festa de aniversário de 1¤ aninho de minha netinha Luisa, que tive o privilégio de conhecer em um passeio inesquecivel. Estou falando dos Lençóis Maranhenses. 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um paradisíaco local que contagia o visitante. Está localizado a noroeste do Estado do Maranhão e possui 155 mil hectares de exuberância singular formado por gigantescas dunas de alvíssimas areias e lagoas com águas cristalinas. 

Ciceroneados pelos meu genro Gustavo Santos, conhecedor de cada espaço daquele  maravilhoso rincão maranhense, saímos de São Luiz na segunda-feira  (25), numa caravana formada por dez pessoas oito adultos e duas crianças (meu netinho Davi e minha netinha Luísa), com destino a Santo Amaro onde está localizado as melhores dunas e lagoas dos lençóis. Ressalte-se que essa maravilha toda começa em Santo Amaro  e se estende até ao município de Barreirinhas, mas ratifico a singularidade de Santo Amaro.

Depois de percorrermos 140 km pela BR 135, ladeando 50 Km a via férrea Transnordestina,  adentramos o Portal dos lençóis onde começam as trilhas para quem gosta de aguçar a adrenalina se arvorando a maiores aventuras. No nosso caso, preferimos os outros 110 Km de carro, curtindo pequenas dunas com sua vegetação de savanas e caatinga. Correndo a 120 Km por hora, logo chegamos à cidade de Santo Amaro a qual percorremos para conhecer o habitat de 12 mil maranhenses. Em seguida rumamos para o sítio Flor do Maracujá onde está localizada a pousada bem às margens do Rio Alegre. Depois de um reforçado lanche, saímos  de caminhonete da Empresa Cleyton Turismo diretamente para as dunas e viver momentos inesquecíveis. 

Foi, realmente, mágico. Como esquecer as subidas e descidas de carro em dunas de 40 a 50 metros de altura com a brisa forte batendo de encontro ao rosto?  Os mergulhos demorados nas lagoas da Serra, Gaivota e Andorinha? O delicioso almoço de galinha caipira e feijão de corda no restaurante Betânia, localizado no vale das dunas? Como esquecer as descidas nas encostas das dunas no brinquedo esquibunda provocando gargalhadas pelo jeito desengonçado? Como esquecer o pôr-do-sol no cume da duna do Morro dos Lagos? Da paisagem gigantescas formada por dunas cuja visão ao longe dá a impressão que  as mesmas se encontram com o céu e temos a sensação de estamos flutuando nas nuvens? É de bom alvitre lembrar que,  vez por outra, avistávamos criação de porco, ovelhas e bois pastando nos vales  aproveitando a vegetação restante das lagoas secas!   ... enfim, como esquecer tantas emoções?!!!

Às 19 horas estávamos de volta à pousada onde amanhecemos comendo carne assada  com cuscuz preparado pela minha nora Marcela,  e assim continuamos na beira do Rio Alegre até o fim do dia 26 quando regressamos para São Luiz. 

A emoção foi tanta e o que é bom costumo recomendar. Vale a pena visitar os Lençóis Maranhenses porque além do passeio pelas dunas o visitante, se preferir,  pode fazer passeios de canoa ou caiaque pelo Rio Alegre ou, ainda, se preferir, as duas coisas entre tantas opções que os Lençóis Maranhenses,  verdadeiro rincão de Encantos,  oferece ao visitante contemplativo e ávido pelas belezas da natureza. 

Aproveito o ensejo para estender ternos agradecimentos ao Gustavo, genro amado, que nos propiciou momentos inesquecíveis em um passeio pelos Lençóis Maranhenses e esses oito dias vividos com muita intensidade na Iha da paz e do amor - São Luiz do Maranhão!


Veja também sobre Maranhão Artigos
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo