Banner juvino publicidade

Agronegócios

Programa do Governo! 22/12/2016 18:48 Secom - Governo de Rondônia

Programas impulsionam a produção de grãos na agricultura familiar

Rondônia é o segundo maior produtor de café da espécie canéfora do País

Dois grandes programas de incentivo à agricultura familiar entram em vigor em 2017. “Mais Produção” e “Plante Mais”, são programas do governo de Rondônia, executados pela Secretaria de Agricultura (Seagri), que visam o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

A Assembleia Legislativa (ALE), aprovou o Projeto de Lei  Orçamentária (PLO) nº 530/16 que autoriza e regulamenta o programa “Plante Mais” que promove a compra e distribuição de mudas e sementes de cereais, legumes, tubérculos, frutíferas, hortaliças, café e espécies florestais nativas e exóticas, próprias para o plantio com qualidade genética e fitossanitária, para os produtores da agricultura familiar.

Em 2016 foram adquiridas e distribuídas mais de 1,9 milhões mudas de café clonal, no valor de R$ 2,6 milhões, para os municípios de Ministro Andreazza, Alto Paraíso, Parecis, Guajará Mirim, Cujubim, Ariquemes, Machadinho, Campo Novo, Jaru, Governador Jorge Teixeira, São Francisco do Guaporé, Cacoal, Primavera de Rondônia e Vilhena, com distribuição prevista para janeiro de 2017. Com essa quantidade de mudas serão implantados 885 hectares e beneficiados 591 cafeicultores da agricultura familiar.

Para 2017, dentro do recém-aprovado programa “Plante Mais”, estes números serão amplamente superados. As entidades parceiras, Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) pretende adquirir mais de 1,1 milhões mudas de café clonal e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) tem previsão de adquirir mais de 600 mil mudas. Além disso, emendas parlamentares permitirão a aquisição de mais 400 mil mudas, para atender produtores da agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia.

Para que todas estas plantas vicejem em condições ideais, é necessário que haja a correção adequada dos terrenos para plantio. O segundo passo foi a aprovação pela ALE do PLO nº 531/16, que autoriza a Seagri a contratar o transporte de calcário produzido pela usina de Pimenta Bueno, pertencente ao governo de Rondônia, até os pequenos produtores da agricultura familiar em todo o Estado.

Neste ano de 2016 foram investidos em transporte de calcário mais de R$ 410 mil, que propiciaram a distribuição de 2,8 mil toneladas do insumo para os agricultores dos municípios de Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Buritis e Nova União.

Estes dois grandes programas -“Mais Produção” e “Plante Mais”- permitirão a ampliação dos investimentos em aquisição de mudas e sementes e também na contratação de transporte de calcário para as pequenas propriedades da agricultura familiar de todo o Estado. “Temos que continuar a incentivar este segmento da agricultura que hoje representa mais de 82% de tudo que se produz em Rondônia”, pontifica Evandro Padovani, secretário da Seagri.


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo