Banner juvino publicidade

Agronegócios

Agronegócios 17/12/2016 13:37 Emater/RO - Autor: Wania Ressutti

Agricultora de Cabixi dá exemplo de empreendedorismo e aumenta renda da família com padaria

Intenção de Aparecida era vender para o comércio local

Maria Aparecida da Silva é uma agricultora familiar que trabalha com horticultura produzindo verduras e tubérculos em Cabixi, mas a vontade de fazer mais a deixou inquieta. Ela queria diversificar sua produção e aumentar a renda familiar. Foi assim que ela decidiu entrar para o ramo da panificação.
Com assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) na atividade agrícola, Aparecida ingressou no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde passou a vender a sua produção. Foi onde ela viu a oportunidade de fomentar ainda mais a renda familiar, ampliando o ramo da atividade e passou a produzir também pães e biscoitos caseiros.
“A minha intenção era vender para o comércio local e com isso poder dar mais condições financeiras para a minha família”, disse a agricultora.
A atividade deu muito certo e, para que ela pudesse produzir e fornecer um produto com melhor padrão de qualidade, recebeu orientações e participou de cursos de Boas Práticas para manipulação dos produtos, higienização, limpeza e desinfecção de utensílios e do ambiente, realizado pelos extensionistas da Emater-RO. A produtora também foi convidada a participar da oficina para manipulação de produto oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante o Seminário Rural em Colorado do Oeste.  “Tudo para trazer um diferencial para a sua atividade, agregando qualidade e valor ao produto”, explicou o gerente local da Emater, Eliandro Marcio Perini.
Ainda com o apoio da Emater-RO, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da prefeitura de Cabixi, e incentivo do governo estadual, através do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove), a família conseguiu regularizar a primeira agroindústria de pães e biscoitos caseiros, passando a comercializar de forma legal os produtos no município. Com o selo do Prove, a atividade da agroindústria passou a ser acompanhada pela Emater-RO e pela Vigilância Sanitária Municipal que junto à produtora conquistaram o Selo de Certificação para a agroindústria e o alvará de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária Municipal.
Hoje, a indústria de pães e biscoitos “Lima e Silva”, localizada na Linha 12, quilômetro 6, sentido escondido, em Cabixi, tornou-se a primeira agroindústria no segmento de panificação no município. “O apoio da Emater-RO e da Seagri foi essencial para regularização da agroindústria”, disse Ademar Zeni, diretor da Vigilância Sanitária, salientando que a regularização é fundamental para que os produtos possam chegar até o consumidor final com boa qualidade e procedência conhecida, além de facilitar os trabalhos de fiscalização e cobrança pela Vigilância nas seções dos estabelecimentos comerciais.
O diretor enfatizou que a parceria com a Emater-RO visa facilitar para que outros produtores também possam legalizar sua produção. Ele destacou, ainda, que para conseguir o alvará os produtores devem seguir as recomendações que exige a legislação e para isso recomenda que procurem a Emater local ou a Vigilância Sanitária Municipal para receber as orientações corretas, desde a escolha do local para construção até a aquisição dos equipamentos e instalação. “Com o apoio da Emater, já conseguimos legalizar duas agroindústrias em Cabixi e pretendemos legalizar mais”, afirmou Ademar Zeni.

Veja também sobre Padaria Agronegócios Cabixi
Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo