Banner juvino publicidade

Agronegócios

31/10/2016 14:52 AgroOlhar

Justiça libera uso de benzoato de emamectina para lavouras de soja e algodão em Mato Grosso

A Justiça liberou para os produtores de soja e algodão de Mato Grosso o uso, transporte, comercialização e armazenagem do benzoato e emamectina. O defensivo é utilizado para o combate de pragas nas duas culturas, mais precisamente a lagarta Helicoverpa armigera, cujo ataque nas duas últimas safras levou ao estado decretar emergência fitossanitária.
A decisão da Justiça, em favor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), foi publicada na última sexta-feira, 28 de outubro, suspendendo o efeito da proibição.

Diante ao grave ataque da Helicoverpa armigera nas lavouras de soja e algodão em Mato Grosso nas safras 2014/2015 e 2015/2016 o estado decretou emergêrncia fitossanitária, o que permitiu a importação do benzoato de emamectina.
Contudo, em 2014 o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação contra Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e a União para proibir o uso e a comercialização do defensivo, levando o setor produtor e a União desde então a uma sucessão de recursos para derrubar tal proibição.
O presidente da Aprosoja MT, Endrigo Dalcin, pontua que "Foi um esforço das entidades para dar ao agricultor de Mato Grosso a opção de usar este produto tão importante para o combate das lagartas de difícil controle".
Conforme explica o diretor técnico da Aprosoja, NEry Ribas, o benzoato de emamectina é um produto extremamente eficiente e bem utilizado dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, apesar da liberação do defensivo, os produtores rurais devem seguir alguns procedimentos para adquirir e utilizar o benzoato de emamectina como estabelecido pelo Istituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).


Loading...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772

atendimento@planetafolha.com.br

Permitida a reprodução com citação da fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo