Agricultura

Incentivo 08/09/2016 11:44 Da Assessoria

Governo faz licitação para a compra de três milhões de mudas de café

Como mais uma medida que visa incentivar a atividade e melhorar os números da produção e da economia estadual, o governo de Rondônia prepara para esta primeira quinzena de setembro a abertura de procedimento licitatório de Registro de Preços para aquisição de três milhões de mudas de café conilon.

De acordo com o gerente de Agricultura da Secretaria de Agricultura (Seagri), Francisco Anithoan, o procedimento que parece inusitado mereceu toda atenção do governo do estado, que planejou cada etapa, levantando as necessidades e preparando os licitantes, tendo em vista que a intenção da administração é tornar possível a participação direta dos produtores (viveiristas) no processo, como fornecedores das mudas, sem a presença de atravessadores.

Ele explicou que, com este objetivo, a Seagri e a Superintendência Estadual de Licitações (Supel) reuniram, nos dias 21 e 22 de agosto, em Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste, pouco mais de 65 viveiristas que foram treinados com palestras e orientações diretas de especialistas da própria Supel sobre o certame licitatório para registro de preços, seu andamento e exigências legais, para o êxito da participação do maior números possível de produtores de mudas (viveiristas).

A licitação será realizada em Cacoal, possivelmente até o próximo dia 15, e em que pese o treinamento ter sido realizado junto aos viveiristas da região da Zona da Mata, deverá contar com a participação de produtores de todo Estado de Rondônia, inclusive do município de Porto Velho. Como se trata de uma ata de registro de preços, este procedimento poderá servir de base de orientação e subsídio para compras de mudas por outros órgãos da administração estadual como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e pelas prefeituras rondonienses.

O total da produção de café em Rondônia é de 1.217.033 sacas, segundo dados da Secretaria da Agricultura (Seagri), e neste universo, 21 municípios liderados por Cacoal, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta e Machadinho do Oeste – todos com produção acima das 100 mil sacas – colheram 1.068.167 sacas de café nesta safra, o que representa 95% do toda produção estadual.

Os outros municípios que integram esta relação de importantes produtores de café conilon são: Nova Brasilândia, Ministro Andreazza, Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Alvorada do Oeste, Alto Paraíso, Seringueiras, Ji-Paraná, Santa Luzia do Oeste, São Felipe, Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Ariquemes e Theobroma.


Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9841-29772 - (69) 9937-71115

atendimento@planetafolha.com.br

Eu curto o Planeta Folha!

Licença Creative Commons
Os conteúdos e dados deste site estão publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional — Atribuir Fonte - Compartilhar Igual..
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo